img_Header_logo

"É bom que você entenda que arte - e aqui me refiro especificamente à música - não é uma questão de gosto. Temos de exercitar nossa compreensão, ou seja, é preciso que nosso entendimento emocional seja bem desenvolvido, através da nossa sensibilidade"

Olmir Stocker "Alemão"

Uma tarde com Marc Johnson e Luiz Chaves

Em duas ocasiões diferentes, meu pai (Luiz Chaves) me telefonou perguntando se eu estaria disponível para passar o dia com ele para ajudá-lo com traduções. Apesar de se virar muito bem em Inglês, ele gostava que eu estivesse por perto, caso precisasse de ajuda. Uma das vezes, foi por ocasião da visita do contrabaixista canadense David Young, que estava se apresentando com Oscar Peterson em São Paulo. David passou alguns dias visitando o CLAM – a escola de música do Zimbo Trio naquela época e visitou também a casa do Luiz Chaves, onde almoçaram e passaram a tarde tocando juntos. Em 1987, ele voltou a me pedir que o acompanhasse durante outra visita importante para ele.  Dessa vez passamos o dia com o contrabaixista Marc Johnson, marido da pianista e querida amiga Eliane Elias.

Fomos buscá-lo pela manhã na casa da mãe da Eliane  e depois de uma visita gostosa, fomos para o Brooklin, onde meu pai morava. Durante a tarde, fiquei saboreando cada conversa, cada nota, absolutamente consciente do privilégio que era estar ali naquele momento tão raro.  Eles não precisavam de tradutores, pois pareciam velhos amigos, tocando e contando estórias.

No final da tarde fomos visitar o atelier do famoso luthier Paulo Gomes, um grande amigo do meu pai também.  Marc Johnson ficou encantado com o trabalho dele.   Vale a pena visitar o site “Atelier de Luteria Paulo Gomes”: http://www.paulogomes.com.br  

Marc Alan Johnson nasceu em Omaha, Nebraska em 1953, mas cresceu no Texas.   Estudou piano e violoncelo e começou dedicar–se ao contrabaixo aos 16 anos de idade.  Quando tinha 19 anos, completou o programa de estudos de música na Universidade do Norte do Texas, e já se apresentava com a Fort Worth Symphony.   Fez uma turnê com a Woody Herman Band em meados da década de 1970,  e teve a oportunidade de tocar com o grande pianista de jazz Bill Evans no clube de jazz Village Vanguard em Nova York. 

Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Rosaura Paz

Rosaura Paz

Brasileira / Canadense. Mora em Vancouver, Columbia Britânica, Canadá. Violão e Voz, filha do contrabaixista Luiz Chaves (Oliveira da Paz). Foi professora de violão no CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical).

Converse com a gente!

Envie sua mensagem, crítica, sugestão ou elogio.

© 2009/2019 BIM | Brazilian Instrumental Music – Todos os direitos reservados.

É proibida a cópia ou reprodução total/parcial do conteúdo do site, não importa a mídia, sem autorização prévia da direção.