img_Header_logo

"É bom que você entenda que arte - e aqui me refiro especificamente à música - não é uma questão de gosto. Temos de exercitar nossa compreensão, ou seja, é preciso que nosso entendimento emocional seja bem desenvolvido, através da nossa sensibilidade"

Olmir Stocker "Alemão"

O encontro entre Thijs Van Leer e Michel Freidenson

Eram +/- 4hs da manhã. Tinha sido uma noite espetacular num jazz club em São Paulo

Eram +/- 4hs da manhã. Tinha sido uma noite espetacular num jazz club em São Paulo, na qual nós músicos e todos os presentes estávamos felizes, em êxtase,  em harmonia com a celebração musical que acabáramos de fazer. Para comemorar, resolvi tocar a música “Focus V”, de autoria de Thijs Van Leer da lendária banda holandesa  Focus,  música que raramente costumava tocar em público.

“Focus V”  conheci pela querida D. Norma Guerreiro Cardoso ( Mãe do músico Teco Cardoso ) em sua residência, no meu primeiro encontro com Teco. (Depois deste encontro nasceu a banda ZONAZUL, marco do instrumental brasileiro ). Quando a ouvi, com +/- 14 anos,  fiquei emocionado, “pegou” no coração. A composição, o toque da flauta de Thijs, o arranjo espetacular de Rogier Van Otterloo ( vejam a foto, parece com o maestro e querido amigo Plinio Cutait ) contagiam profundamente.

Esta música fez e faz parte de minha vida em vários momentos emocionantes e especiais. Voltando ao jazz club, no instante que começei a tocá-la, nos primeiros acordes, entrou no bar um grupo de pessoas (estava claro que eram artistas). Um deles, com um chapéu, veio em minha direção, me abraçou enquanto tocava, e se emocionou demais.

Simplesmente era Thijs Van Leer, o próprio, o autor de “Focus V”, que estava em tournée pela América do Sul com o Focus, tinham acabado de fazer show no Palace. Imaginem o susto….dele e meu !!!

É uma grande prova de sincronicidade mágica, de que nada é “por acaso” !! De que a música UNE as pessoas !

Quem diria que um dia iria conhecer o autor da música que adoro desde 14 anos, que da Holanda, veio para São Paulo, e entrou no jazz club no  exato momento que a tocava. Que viria a me tornar  amigo, não só do Thijs, como da banda Focus toda; Que esta história faria parte do livro que conta a história do Focus ( Hocus Pocus – The Life & Journey of Rock’s Dutch Masters , by Peet Johnson  ) . E que ao gravar “Focus V”  no CD “ Notas No Ar” ( 2011 ), contaria com a participação deles ?

Quem diria !!

Abraços a Todos,

Michel Freidenson

MICHEL FREIDENSON INTERPRETANDO FOCUS 5 :  CD “NOTAS NO AR” COM PARTICIPAÇÃO DO PRÓPRIO FOCUS :  THIJS VAN LEER (FLAUTA) E BOB JABOBS (BAIXO)

MICHEL FREIDENSON NA CASA DE THIJS VAN LEER NA HOLANDA – JAM SESSION

Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Michel Freidenson

Michel Freidenson

Considerado um dos grandes Pianistas do Brasil, Michel Freidenson é compositor, produtor, tecladista e arranjador. Fundador do lendário grupo instrumental “ZonaAzul”, participou da efervescência do movimento instrumental brasileiro, nos anos 80. Ao longo de sua carreira, Michel tem gravado e participado de shows no Brasil e pelo mundo, com grandes artistas como: Hermeto Pascoal, Djavan, Pichú Borrelli, Filó Machado, Lael Medina, Ana Caram, Márcio Montarroyos (i.m), Fafá de Belém, Ivan Lins, Bocato, Léa Freire, Teco Cardoso, Duda Neves, Sizão Machado, Candido Serra, Lô Borges, Raul de Souza, Ivan Lins, Tim Maia (i.m.), Jane Duboc, Leny Andrade, Badi Assad, Corciolli, André Christovão, Thys Van Leer e Bobby Jacos & Grupo Focus, Edú Santhana, entre muitos outros, além de ter reconhecimento internacional com seu “Michel Freidenson Trio”

Converse com a gente!

Envie sua mensagem, crítica, sugestão ou elogio.

© 2009/2019 BIM | Brazilian Instrumental Music – Todos os direitos reservados.

É proibida a cópia ou reprodução total/parcial do conteúdo do site, não importa a mídia, sem autorização prévia da direção.