img_Header_logo

"É bom que você entenda que arte - e aqui me refiro especificamente à música - não é uma questão de gosto. Temos de exercitar nossa compreensão, ou seja, é preciso que nosso entendimento emocional seja bem desenvolvido, através da nossa sensibilidade"

Olmir Stocker "Alemão"

O Billy que tem Cobham no nome…

Billy Cobham. Foi especificamente o vinil Birds of Fire, da Mahavishnu Orchestra, que mudou o rumo de minha vida musical. Lançado em 1973, mas chegando em minhas mãos apenas 8 anos depois, perdi a conta do número de vezes que a agulha do meu toca-discos cruzou Birds Of Fire de ponta a ponta. Foram dezenas, centenas de audições, sem que eu pudesse identificar o que Cobham fazia ao longo das 10 faixas do disco. Aos dezenove anos, pensava comigo mesmo: ‘seria apenas um baterista tocando tudo aquilo?’ Se o baterista é Billy Cobham, a resposta é sim.

Só passei a entender a Mahavishnu Orchestra quando comprei o book com as partituras. A partir de então decidi que Billy Cobham faria parte da minha rotina de estudos, de minhas audições, bem como de minha vida musical.  Os anos passaram, e o destino cuidou de nos encontramos em 1992, quando desde então nos tornamos amigos muito próximos.  No ano de 2006 gravamos juntos a faixa Maracatango, lançada em meu CD Samba Soft.

Billy continua estudando, pesquisando, gravando… e surpreendendo. Completou recentemente 73 anos e tem muito a contar, muito. Indiscutivelmente uma de minhas referências musicais. Billy Cobham. Ponto.

 

Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Sallaberry Roberto

Sallaberry Roberto

Iniciou sua carreira musical como baterista aos 17 anos, quando participou de bandas paulistas dos mais variados estilos musicais. Bacharel em Publicidade & Propaganda, foi publisher e editor chefe da primeira publicação latino-americana especializada em bateria e percussão (ECO, 1988). Também colaborou para revistas especializadas, tais como Modern Drummer, Batera, Áudio News e Home Studio dentre outras. É membro do Latin Grammy, podendo votar em trabalhos de terceiros, bem como inscrever seus trabalhos.

Converse com a gente!

Envie sua mensagem, crítica, sugestão ou elogio.

© 2009/2019 BIM | Brazilian Instrumental Music – Todos os direitos reservados.

É proibida a cópia ou reprodução total/parcial do conteúdo do site, não importa a mídia, sem autorização prévia da direção.