Compositor, cantor, instrumentista, arranjador, produtor.
Por que Edu Lobo é considerado e respeitado como um dos maiores compositores da música popular brasileira? Sua obra é vasta e das mais ricas e Edu talvez seja o compositor que tenha navegado em mares mais diversos da música brasileira, sempre com categoria e uma assinatura tão própria e sofisticada.
Ele ganhou festivais de músicas com canções populares, como Arrastão e Ponteio, ganhou prêmio de melhor arranjador, lançou muitos discos ao longo de 55 anos de carreira, escreveu trilhas para ballet, teatro, cinema, programas infantis, séries de televisão, enfim, colocou a sua música à serviço de muitas outras formas de arte.
Escreveu o seu songbook todo à mão, foi o único compositor da música brasileira a fazer isso.Muitas canções suas fizeram sucesso e foram e são gravadas por muitas cantoras e cantores e músicos do mundo todo, desde Sarah Vaughan, Paul Desmond, passando por Elis Regina, Maria Bethania, Gal Costa, Hermeto Pascoal, até chegar a nova geração com Maria Rita, Ana Carolina, Roberta Sá e Seu Jorge.
Teve muitos parceiros letristas: com o primeiro, Vinicius de Moraes tem uma história curiosa; quando se conheceram numa festa, Vinicius perguntou a Edu se ele não tinha um sambinha novo, e por sorte tinha e o mostrou ali na hora e o poeta escreveu a letra no mesmo instante. Nasceu Só me fez bem, a primeira parceria dos dois.
Edu guardou a letra dentro do sapato e voltou pra casa radiante. No dia seguinte quando acordou, se deu conta que era parceiro do Vinicius de Moraes.
Aquilo foi definitivo pra ele largar a faculdade de direito na PUC e entrar de cabeça na carreira de músico. Também fez diversas parcerias com Paulo César Pinheiro, Chico Buarque, Aldir Blanc, Gianfrancesco Guarnieri, Abel Silva.Dividiu um disco inteiro com seu maior ídolo e amigo, Antonio Carlos Jobim, o clássico album Edu e Tom
Esse disco tem uma curiosidade também: em seu projeto inicial era um disco de Edu com convidados, e o primeiro a gravar foi o Tom. Quando terminou a gravação, ele virou pro produtor Aloisio de Oliveira e disse: Mas é só essa? Quero mais!Edu e Aloisio se olharam e a história toda mudou….um disco tinha acabado de nascer, metade canções de Edu e metade canções de Tom.
Com Chico Buarque, Edu fez uma grande e inspirada parceria quase sempre ligadas a projetos de teatro, ballet, cinema. Fizeram um dos discos mais cultuados da MPB “O Grande Circo Mistico”. De lá, sairam belíssimas e inesquecíveis canções como: Beatriz, A História de Lily Braun, Na Carreira, entre outras. Juntos fizeram mais de 50 canções e ganharam um Latin Grammy com o disco do musical Cambaio
Edu aos 75 anos continua a lançar discos e novos projetos ainda estão por vir. Recentemente gravou e lançou um disco com seus amigos Marcos Valle e Dori Caymmi e ainda o projeto “Dos Navegantes”com Romero Lubambo e Mauro Senise que lhe rendeu um Latin Grammy de melhor álbum de MPB de 2018