
Trilha sonora do filme “ From the Heart “ (Do Fundo do Coração) de 1982 de Francis Ford Coppola. Ambientado numa paisagem urbana artificial, cercada de néons, onde os personagens buscam redenção em meio a superficialidade ao redor ,tem Nastassja Kinski, que já valeria uma passada na locadora ( ainda existem?) e tem também Raul Julia, mas o espaço aqui é para falar de música.
O disco é um Duo com Crystal Gayle, melhor, é uma conversa de bar entre um homem e uma garota,um bálsamo para os bêbados, perdedores , solitários e outras criaturas da noite, todo mundo já transitou por essas vias ao menos uma vez. Crystal não foi a primeira opção de Coppola, ele havia ouvido um dueto que Tom Waits havia feito com Bette Midler “I Never Talk to Strangers,” mas não deu certo com ela. Crystal foi uma escolha de Tom Waits.
Na minha cabeça, o cenário é um Honky Tonk em algum lugar de New Orleans, ouve-se um estampido seco, “ Pá ”, a trilha se desenrola ao som dos estalos dos dedos,entram em cena o órgão de Ronnie Barron e a linha do baixo de Greg Cohen’s. A trama está formada.
A voz de Tom Waits é quase um sussurro, canta como se estivesse sobre uma fina camada de um lago congelado, vai com cuidado, na malícia e sabemos que a voz dele,quando quer, pode soar tão gutural quanto um bugio.
O órgão é o destaque da faixa, faz dois solos, um interlúdio entre os blocos da letra e outro no final. Tom Waits sempre mostrou interesse por engenhocas de teclas, empregou *diferentes tipos ao longo de sua obra, como o bizarro Calliope, instrumento do século XIX, que funcionava com vapor ou ar comprimido e produzia aquele som típico dos Circos Tradicionais. Aqui, acredito eu, usou o polivalente Hammond.
Little Blues Boy ao contrário da sequência do álbum, seria para mim a primeira faixa, uma boa introdução para uma trilha sonora que casou muito bem com o filme, virou Cult.
No solo final , Ronnie Barron deixa um acorde gritando nos registros altos e sobrepõe outras notas para deixar tudo soar junto, depois saca uns graves que o ouvinte tem que matar no peito e termina atacando o teclado com fúria, onde é possível ouvir o som do impacto dos dedos nas teclas e elas raspando umas nas outras. Que timbres esse instrumento proporciona, que diferença do sintetizador datado dos anos 80!
Curiosidade:
Tipos de orgãos usados nos discos de Tom Waits: Calliope, Celeste, Chamberlin, Farfisa, Harmonium, Leslie Bass Pedals, Mellotron, Optigan, Pump Organ (Reed Organ), uma verdadeira fissura por teclas !